Sergio Henrique Lopes Marques - Doctoralia.com.br
19 Sep
Colposcopia, o que é e por quê fazer.


O que é colposcopia?

Colposcopia é um procedimento durante o qual o médico usa um microscópio especial (colposcópio) para olhar para a vagina e o colo do útero. É usado para encontrar elementos anormais do colo do útero e colher uma amostra para descobrir o que está realmente errado e como tratá-lo.

Quando é necessário fazer?

Este procedimento geralmente é realizado depois de você ter feito um teste Papanicolau (“preventivo”) e o resultado foi anormal. Ou para examinar elementos anormais em seu trato genital, dentro ou fora da vagina. O teste Papanicolau é um bom teste de triagem, mas pode não prever com precisão a extensão da doença no colo do útero. Colposcopia é um teste de diagnóstico mais preciso.

Exemplos de outras alternativas são:

●● Conização (remoção de um cone de tecido) do colo uterino sem a avaliação prévia.

●● Não fazer nada e arriscar desenvolver (e morrer) de câncer do colo do útero

O que acontece durante o procedimento?

O médico usará um colposcópio, que é como um microscópio com sua luz própria, para olhar em sua vagina. Você vai se deitar na mesa de exame, assim como para um exame pélvico regular. O médico usará um espéculo para afastar as paredes vaginais. Colocará o colposcópio na abertura vaginal, lavará o colo do útero com uma solução de ácido acético, olhará para a vagina e colo do útero e tentará localizar a área problemática. Se os tecidos cervicais mancharem branco, então seu médico realizará biópsias, e possivelmente uma raspagem. A raspagem é chamada de curetagem endocervical, e é realizada para avaliar as células no interior do canal cervical. A raspagem é realizada apenas no colo do útero, não dentro do útero.  A curetagem endocervical pode ser desconfortável porque o procedimento torna o útero cãibra durante o procedimento. As biópsias geralmente não são dolorosas, mas seu médico pode optar por colocar algum medicamento anestésico no colo do útero para ajudar. Uma solução marrom é então aplicada ao colo do útero para parar qualquer sangramento nos locais de biópsia. Esta solução marrom contém ferro, e produzirá uma descarga marrom ou preta por alguns dias após o procedimento. Em seguida, o  médico removerá o colposcópio e o espéculo. Para reduzir as cólicas, você pode querer tomar dois ou três Advil ou um Aleve na noite anterior e na manhã de sua colposcopia.

O que acontece depois do procedimento?

O médico lhe dirá o que viu. Os resultados dos testes do laboratório devem estar prontos em 1 a 3 semanas. Se você tiver alguma câibra, você pode tomar ibuprofeno (Advil) ou acetaminofeno (Tylenol). Você pode querer usar uma almofada (não um tampão) por alguns dias para evitar a coloração de sua roupa íntima pela solução de ferro. Não coloque nada na vagina por 1 a 2 semanas. A relação sexual pode ser retomada com segurança 2 semanas após o procedimento. Ligue para o médico assistente se tiver algum sangramento mais volumoso, febre ou corrimentos com odor desagradável. Não é necessário afastamento do trabalho. A tabagistas devem parar de fumar.

Quais são os benefícios desse procedimento?

O  médico deve ser capaz de fazer um melhor diagnóstico do problema em seu colo uterino e/ou vagina. Se um pré-câncer for encontrado mais cedo, ele geralmente pode ser curado.

Quais são os riscos associados a esse procedimento?

●● Pode haver sangramento.

●● Há risco de infecção.

●● Dor leve e cólicas

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.