Sergio Henrique Lopes Marques - Doctoralia.com.br
23 Jun
KYLEENA  - quando menos é mais.

Kyleena®: quando menos é mais... ou pelo menos a mesma coisa.

O que é o Kyleena® ?

Kyleena® é um dispositivo intrauterino com função contraceptiva reversível, indicado para mulheres que não desejam engravidar e exigem uma forma segura, eficaz e que use pouca quantidade de hormônios.

A novidade é ideal para mulheres que desejam um contraceptivo altamente eficaz, com menor dose hormonal e praticidade.

Tanto o novo DIU como sua colocação são cobertos pelos planos de saúde.

Propriedades do Kyleena®?

Kyleena® mede 28 mm × 30 mm e foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) em 2016 para prevenção da gravidez por até 5 anos. Inicialmente libera 17,5 mcg/dia de levonorgestrel, com uma taxa média de liberação de 9 mcg/dia por 5 anos. Essa taxa diminui gradualmente para 7,4 mcg/dia ao final desse período. Seu insertor tem um diâmetro de 3,8 mm, ligeiramente menor que o insertor do Mirena®. Kyleena® pode ser distinguido de outros DIUs pela combinação da visibilidade do anel de prata, visível no ultrassom, e da cor azul de seus fios-guias, úteis na sua remoção.

Como o Kyleena® funciona?

Kyleena® (levonorgestrel) é um sistema intrauterino (SIU) em forma de T que, após a inserção, libera aos poucos uma pequena quantidade do hormônio levonorgestrel dentro do útero. Desta forma, o mecanismo de ação de Kyleena® (levonorgestrel) é principalmente local, ou seja, dentro do útero, e somente pequenas quantidades de hormônio passam para corrente sanguínea.

Qual é a eficácia de Kyleena®?

Kyleena® apresenta uma taxa de falha de aproximadamente 0,29% no primeiro ano, ou seja, cerca de 3 em 1.000 mulheres que utilizam corretamente o Kyleena® ficam grávidas durante o primeiro ano de uso, e uma taxa de falha cumulativa de aproximadamente 1,4% em 5 anos, ou seja, cerca de 15 em 1000 mulheres que utilizam corretamente Kyleena® ficam grávidas durante os 5 anos de uso. O índice de falha também inclui as gestações devido a expulsões e perfurações não detectadas.

Quem pode usar o Kyleena®?

Mulheres que desejam um contraceptivo de longa duração e de alta eficácia; que não querem se preocupar com o uso regular de um anticoncepcional; que não se importam ou desejam mudanças nas características do seu fluxo menstrual; e que buscam liberdade para a sua vida sexual.

E quem não pode usar o Kyleena®?

Não podem usar pacientes que se enquadram nas seguintes condições:

• Gravidez ou suspeita de gravidez, também não podendo ser usado como contraceptivo pós-coito (contracepção de emergência);

• Anomalia uterina congênita ou adquirida com distorção da cavidade uterina, exceto alguns casos de miomas;

• Doença inflamatória pélvica aguda (DIP) nos últimos 3 meses;

• Endometrite pós-parto ou aborto infectado nos últimos 3 meses;

• Neoplasia uterina ou cervical conhecida ou suspeita;

• Câncer de mama conhecido ou suspeito, ou qualquer câncer estimulado pela progesterona;

• Sangramento uterino de etiologia desconhecida;

• Cervicite aguda não tratada ou vaginite ou outras infecções do trato genital inferior;

• Doença hepática aguda ou tumor hepático (benigno ou maligno);

• Aumento da suscetibilidade à infecção pélvica;

• Um dispositivo intrauterino anterior (IUD) que não foi removido;

• Hipersensibilidade a qualquer componente de Kyleena.


Como fica a menstruação durante o uso do Kyleena®? 

O efeito sobre o fluxo menstrual é progressivo. Não se deve esperar uma redução imediata. A observação, em trabalhos europeus, mostrou que nos primeiros 3 meses, o fluxo menstrual será ausente em apenas 7% das usuárias. Um fluxo vai ser variável entre 1 e 14 dias em 79% das mulheres enquanto 13% delas terão fluxo com mais de 14 dias de sangramento. Após um ano de uso, 59% das usuárias de Kyleena® não terão nenhum dia de sangramento menstrual, 30% terão de 1 a 4 dias de menstruação.

Trabalhos têm mostrado que a paridade e a idade não influenciaram as alterações menstruais precoces (nos primeiros 2 meses).  Mas, o tipo de contraceptivo anterior foi um fator importante. As mulheres que utilizaram contraceptivos orais combinados ou somente progesterona experimentaram a maior irregularidade menstrual inicial seguida pelo maior declínio no número de dias de escapes e/ou “spotting” durante os primeiros 3 meses de uso do Kyleena®. Estas ocorrências foram menores quando houve a troca do Mirena® pelo Kyleena®.

Dúvidas sobre outros contraceptivos veja a série que estamos publicando no Instagram, conforme o link a seguir: https://www.instagram.com/clinicasergiomarques/.



 

 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.